Os 10 melhores filmes de 2015, segundo a crítica internacional

28 de Dezembro de 2015
Os 10 melhores filmes de 2015, segundo a crítica internacional

As opiniões do público e da crítica especializada nem sempre caminham juntas. Enquanto muitas pessoas buscam apenas entretenimento, os especialistas vão atrás daqueles filmes que oferecem algo mais, seja em termos técnicos ou em qualidade narrativa.

O site Metacritic, um dos mais conhecidos do mundo, reúne opiniões de centenas de profissionais especializados que, ao longo do ano, avaliam todos os filmes assistidos. O resultado da lista abaixo reflete os dez filmes que obtiveram as melhores médias gerais durante 2015. Muitos deles, ainda são inéditos no Brasil.

Você concorda com essa lista? Que outros filmes você incluiria entre os melhores de 2015?

10 – O Julgamento de Viviane Amsalem

Lançado no Brasil em agosto, O Julgamento de Viviane Amsalem é um coprodução entre Israel, França e Alemanha. O filme, dirigido por Ronit Elkabetz e Shlomi Elkbabetz acompanha o drama de Viviane Amsalem (Ronit Elkabetz), que há três anos pede o divórcio do marido, Elisha (Simon Abkarian), mas este nega. Pelas leis de Israel, somente os rabinos têm o poder de firmar ou dissolver um casamento, de forma que ela inicia um longo e doloroso processo em busca de sua liberdade.

9 – Táxi Teerã

Lançado em novembro no Brasil, Táxi Teerã é um filme iraniano dirigido por Jafar Panahi. O cineasta ficou conhecido por ser proibido pelo governo do país de fazer filmes, mas encontrou uma solução criativa e inteligente de mostrar as mudanças sociais pelas quais o Irã passou nos últimos anos. Dirigindo um táxi, ele anda pelas ruas da cidade e conversa com moradores sobre os mais variados temas.

8 – O Peso do Silêncio

O documentário europeu O Peso do Silêncio ainda é inédito no Brasil. Dirigido por Joshua Oppenheimer, o filme mostra a reencenação de um genocídio que matou milhões de pessoas na Indonésia, há cinco décadas. Nesse cenário, uma família de sobreviventes descobre como o filho foi assassinado e a identidade dos autores do crime. Coincidentemente, eles vivem na mesma rua e Adi, irmão mais novo da vítima, decide enfrentar os assassinos, que permanecem no poder e hoje são tratados como heróis.

7 – Timbuktu

Lançado em janeiro no Brasil, o drama francês Timbuktu é dirigido por Abderrahmane Sissako. A trama se passa em 2012, em uma pequena cidade do Mali, controlada por extremistas religiosos. Após ver uma das vacas da família morta por um pescador, Kidane (Ibrahim Ahmed dit Pino) mata-o como vingança. O crime dele, considerado imperdoável, o coloca como alvo de uma facção religiosa.

6 – Sherpa

O documentário australiano Sherpa ainda é inédito no Brasil. O filme, dirigido por Jennifer Peedom, acompanha uma subida ao Monte Everest sob a perspectiva dos Sherpas – os moradores locais que acompanham a subida dos alpinistas que enfrentam o local. O documentário mostra ainda a perspectiva deles com relação a uma briga que ganhou o noticiário internacional anos atrás entre alpinistas ocidentais e o povo local.

5 – Spotlight: Segredos Revelados

Spotlight: Segredos Revelados estreia em janeiro de 2016 no Brasil. O filme norte-americano, dirigido por Tom McCarthy, e que traz no elenco Micahel Keaton, Mark Ruffalo e Rachel McAdams, é baseado em uma história real. A trama acompanha um grupo de jornalistas do Boston Globe, que reúne milhares de documentos capazes de provar o abuso de diversas crianças por padres católicos. Os casos foram ocultados durante muitos anos para evitar que os líderes religiosos fossem punidos.

4 – Divertida Mente

Animação da Pixar dirigida por Pete Docter, Divertida Mente é o filme que teve o melhor resultado comercial entre os presentes nesta lista, com faturamento ultrapassando os US$ 851,6 milhões. A trama acompanha as emoções dentro do cérebro de Riley, uma menina de 11 anos cuja família está se mudando de Minnesota para San Francisco. Alegria, Medo, Raiva, Tristeza e Nojinho coexistem no mesmo espaço e agora precisam enfrentar uma grande confusão.

LINK DIRETO PARA COMPRA

3 – 45 Anos

Lançado em outubro no Brasil, o filme inglês 45 Anos é dirigido por Andrew Haigh. O drama acompanha a história de Kate Mercer (Charlotte Rampling), que está planejando as festividades para comemorar 45 anos de casada.  Porém, cinco dias antes da data, ela recebe uma carta informando que o corpo do seu primeiro amor foi encontrado nos Alpes Suíços, abalando as suas estruturas emocionais.

2 – Anomalisa

Anomalisa estreia em janeiro de 2016 no Brasil. O filme é dirigido por Charlie Kaufman e Duke Johnson. A história acompanha a vida de Michael Stone (David Thewis), um palestrante motivacional que acaba de chegar à cidade de Connecticut. No caminho entre o aeroporto e o hotel, ele entra em contato com um antigo caso para que possam se reencontrar, mas a iniciativa não dá certo. No dia seguinte, ele se insinua para duas jovens que foram ver a sua palestra e acaba se apaixonando por Lisa (Jennifer Jason Leigh).

1 – Carol

Carol estreia em janeiro de 2016 no Brasil. O filme é dirigido por Todd Haynes e conta com Cate Blanchett e Rooney Mara no elenco. O drama acompanha a história de Therese Belivet (Rooney Mara), que tem um emprego enfadonho em uma loja de departamentos. Ë quando ela faz amizade com Carol Aird (Cate Blanchett), uma cliente que busca um presente de Natal para a filha, está em processo de divórcio e também não está nada contente com a vida. Elas se tornam íntimas e decidem fazer uma viagem pelos Estados Unidos.

Fonte: Metacritic