10 filmes lançados em 2001 que você precisa ver (ou rever) hoje mesmo

12 de Novembro de 2014
10 filmes lançados em 2001 que você precisa ver (ou rever) hoje mesmo

O Portal de Cinema segue com sua série semanal em que listaremos alguns dos mais importantes e interessantes filmes do cinema lançados em anos anteriores. A ideia é reunir seleções de grandes obras que merecem ser vistas (ou revistas) para que não saiam nunca da nossa memória.

Desta vez nossa parada é no ano de 2001. Listamos aqui dez filmes lançados nesse ano e que fizeram grande sucesso nos cinemas. Além colecionarem prêmios, as produções foram ainda aclamadas pela crítica e muitas figuram nas coleções de DVDs e Blu-rays de muitos espectadores.

Esperamos que você já tenha visto a maioria deles. Se ainda não viu algum, aí está uma ótima oportunidade de correr atrás e garantir um ótimo filme para sua diversão! É hora de embarcar na máquina do tempo e voltar para o ano 2001. Confira a nossa seleção.

1) A Caminho de Kandahar

Uma mulher afegã, que vive no Canadá, recebe uma carta de sua irmã, que está ameaçando se suicidar. Mesmo com todas as guerras e perigos enfrentados no Afeganistão, a mulher decide deixar a América para tentar encontrá-la. Filme iraniano vencedor do Prêmio Ecumênico do Júri no Festival de Cannes.

2) A Viagem de Chihiro

Considerado um dos principais filmes de Hayao Miyazaki, a produção recebeu o Oscar de Melhor Filme de Animação. A trama conta a história de Chihiro, uma menina de 10 anos, que inicia uma jornada por um mundo fantasma, povoado por seres fantásticos, onde humanos não são muito bem-vindos. Produção sensível e recheada de simbolismos.

3) Donnie Darko

Donnie Darko é um daqueles filmes cujo sucesso é intrigante. À época do seu lançamento, pouca gente deu bola para ele. Entretanto, em DVD, o sucesso foi imenso e a produção aos poucos foi sendo incluída nas listas de sucesso de 2001. A trama segue o cotidiano de um jovem que tem visões de um coelho gigante, que o manipula forçando-o a cometer uma série de crimes. 

4) Monstros S.A. 

Monstros S.A. é outra animação de sucesso do time da Pixar. O filme recebeu o Oscar de Melhor Trilha Sonora e, no ano passado, ganhou a sequência Universidade Monstros. A trama mostra uma cidade de monstros, que gera energia a partir dos sustos que dão em crianças. Porém, eles ficam em polvorosa quando uma delas entra em Monstropolis. 

5) Moulin Rouge: Amor em Vermelho 

Musical de visual exuberante dirigido por Baz Luhrmann e estrelado por Nicole Kidman e Ewan McGregor. A trama conta a história de um poeta que se apaixona por uma cortesã. O filme venceu dois Oscar: Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino. Além disso, recebeu ainda outras seis indicações ao prêmio.

6) O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

O filme francês O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, dirigido por Jean-Pierre Jeunet, se tornou uma produção cult com o passar do tempo. Apesar disso, o belíssimo visual do filme recebeu cinco indicações ao Oscar, porém não levou nenhuma estatueta. A atriz Audrey Tautou também se tornou uma estrela internacional após o lançamento do filme.

7) O Que o Coração Deseja

O drama indiano O Que o Coração Deseja (Dil Chahta Rai) é pouco conhecido dos espectadores brasileiros, mas acabou se tornando uma produção cult, que recentemente vem sendo redescoberta pelos cinéfilos. A trama segue as relações de três indivíduos que, apesar de seus pensamentos e estilo de vida serem os mesmos, provam que são pessoas muito diferentes. 

8) O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel

Em 2001 o mundo do cinema deu as boas vindas à saga “O Senhor dos Anéis”, baseada na obra de J. R. R. Tolkien. Sob a direção de Peter Jackson, o primeiro filme da trilogia, “O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel”, recebeu quatro Oscar, nas categorias de Melhor Fotografia, Melhor Maquiagem, Melhor Trilha Sonora e Melhores Efeitos Especiais. Além disso, foi indicado ainda em outras nove categorias.

9) Terra de Ninguém

Filme da Bósnia Herzegovina vencedor do Oscar na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. A produção é brilhante ao mostrar os dois lados da guerra entre bósnios e herzegovinos, que lutam pelo seu país sem saber ao certo os reais motivos de odiarem os seus vizinhos. Produção imperdível.

10) Uma Mente Brilhante

Uma Mente Brilhante conta a história do matemático John Nash, um homem genial, mas atormentado pelos seus medos. Dirigido por Ron Howard, o filme foi o vencedor de quatro Oscar, nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Diretor, Melhor Atriz Coadjuvante (Jennifer Connelly) e Melhor Filme. Além disso, a produção recebeu ainda outras quatro indicações ao prêmio máximo do cinema.