[Filme] O Verão da Minha Vida

29 de Dezembro de 2013
[Filme] O Verão da Minha Vida

O Verão da Minha Vida

Sinopse O Verão da Minha Vida

Duncan é um garoto de 14 anos que vive com a mãe e não suporta o namorado dela, Trent, que volta e meia o menospreza. Eles viajam para uma casa de praia durante o verão, juntamente com a filha de Trent, Laura. Deslocado em meio aos amigos de Trent e até mesmo com a própria mãe, Duncan passa os dias pedalando pelas redondezas.

Em um de seus passeios ele conhece Owen, um cara despojado que trabalha no parque de diversões aquático local. Não demora muito para que o garoto se aproxime dele, especialmente quando consegue um emprego de verão no próprio parque.

Crítica O Verão da Minha Vida

Misturando drama com alguns elementos de comédia, o filme O Verão da Minha Vida marca a estreia da dupla Nat Faxon e Tim Rash na direção. Embora ambos tenham currículos respeitáveis em outra funções – juntos receberam o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado pelo filme Os Descendentes – um trabalho de “estreia” poderia muito bem resultar em uma produção com mais erros do que acertos.

Felizmente não é o caso de O Verão da Minha Vida. Com um trabalho seguro, a dupla consegue apresentar um trama simples, mas cativante, colocando em segundo plano até mesmo o nome de Steve Carell (de O Virgem de 40 Anos), principal ator da produção. Longe do seu palco natural, as comédias em que ele é a principal estrela, aqui o ator mostra uma atuação comedida e que se adequa perfeitamente à proposta do seu personagem.

Contudo, a trama é centrada no personagem Duncan, interpretado por Liam James (de 2012). É a transformação pela qual ele passa que funciona como o fio condutor de O Verão da Minha Vida. Com 14 anos, Duncan acompanha a sua mãe, Pam (Toni Colette, de Pequena Miss Sunshine), em uma viagem para a casa de verão do seu namorado, Trent (Steve Carell).

Em meio à monotonia do lugar, onde as companhias de Trent parecem existir apenas para beber e nada mais, e desacorçoado com o tratamento grosseiro e indelicado recebido do namorado da mãe, Duncan, um menino recluso e fechado em seu mundo, explora o local em busca de qualquer coisa que o faça espairecer e suportar o período de férias.

E é no parque aquático “Águas Mágicas” que ele conhece Owen (Sam Rockwell, de Lunar), um sujeito nada convencional com uma vida desregrada e que administra o lugar. O contato entre a dupla faz com que, de alguma forma, alguma centelha se acenda em Duncan. No parque ele encontra sua voz e, após um convite de Owen, torna-se funcionário do estabelecimento.

Sam Rockwell é, sem dúvida, o ponto mais positivo de O Verão da Minha Vida. Apresentando um personagem solto e desinibido, Owen provoca risos com seu jeito piadista e, mesmo nos momentos em que precisa ser levado a sério, consegue com maestria impor o seu estilo, sem parecer piegas ou forçado.

Embora existam alguns elementos de comédia, o drama O Verão da Minha Vida é centrado na jornada interior de Duncan, que por conta da idade e mesmo da situação em que se encontra – pais separados e padrasto que o vê apenas como um estorvo – tem bons motivos para tentar encontrar a si mesmo em um ambiente hostil e que o faz se sentir deslocado.

Como trabalho de estreia da dupla na direção, O Verão da Minha Vida se revela um filme simpático e eficiente, proporcionando alguns pontos de reflexão de forma descontraída e bastante palatável. Com um roteiro simples, pouco ousado, mas bastante funcional, vale a pena conferir sem muitas expectativas, como simples entretenimento.

Nota 7

Ficha técnica O Verão da Minha Vida

Título Original: The Way Way Back.
Origem: Estados Unidos, 2013.
Direção: Nat Faxon e Jim Rash.
Roteiro: Nat Faxon e Jim Rash.
Produção: Tom Rice e Kevin J. Walsh.
Fotografia: John Bailey.
Edição: Tatiana S. Riegel.
Música: Rob Simonsen.

Trailer O Verão da Minha Vida