Filmes em movimento: casal restaura último ônibus de cinema móvel da Grã-Bretanha

19 de Dezembro de 2013
Filmes em movimento: casal restaura último ônibus de cinema móvel da Grã-Bretanha

Um ônibus Bedford SB3 da década de 60 equipado com um cinema móvel saiu do lixo para ganhar a glória nas estradas novamente. O ônibus foi encontrado por Ollie Halls e Emma Giffard há oito anos em um campo de sucata no condado de Essex, na Inglaterra. Segundo o site Daily Mail, o casal pagou £1,200 pelo veículo enferrujado e investiu £35,000 para colocá-lo de volta na estrada.

O ônibus foi um dos sete construídos em 1967 a pedido do Ministério da Tecnologia com a finalidade de realizar turnês em torno das fábricas do país apresentando técnicas modernas de produção. Os filmes incluíam dicas de usos de ferramentas e usinagem e eram exibidos para patrões e trabalhadores na tentativa de promover a reputação da indústria britânica como líder global.

Originalmente, o ônibus possuía 22 assentos escalonados, para que todos pudessem visualizar a tela de projeção. Com o restauro, agora é possível exibir qualquer filme ou DVD no ônibus cinema. Atualmente, Halls e Giffard estão em turnê pelo condado de Devon, sudoeste da Inglaterra, exibindo curtas-metragens e clipes sobre a região, colocando em movimento o ônibus cinema que ficou esquecido por mais de 50 anos.

Fonte: Daily Mail