14 filmes indispensáveis para entender o espiritismo

16 de Agosto de 2013
14 filmes indispensáveis para entender o espiritismo

O espiritismo é uma doutrina religiosa, filosófica e científica baseada nos estudos do professor francês Allan Kardec, que viveu entre 1804 e 1869, sobre a mediunidade, as manifestações de espíritos desencarnados e o Evangelho de Jesus Cristo. Após dedicar-se ao estudo do assunto durante 15 anos, Kardec fundamentou a doutrina em cinco livros, o primeiro e mais destacado é Livro dos Espíritos.

Mas não é necessário que se leia todos os livros do médium para entender a essência da doutrina. Nesta lista, divulgada originalmente no site Bauruzeira, é possível entender um pouco melhor os conceitos do espiritismo com os 14 filmes sobre o tema listados abaixo. Confira:

1) Chico Xavier: O Filme

Chico Xavier: O Filme (2010) foi dirigido por Daniel Filho e teve Nelson Xavier no papel principal. O longa conta a história de Chico Xavier, considerado o maior médium brasileiro de todos os tempos. Em 92 anos de vida, Chico psicografou mais de 400 livros, cujo lucro foi revertido para a Federação Espírita e para a ajuda as pessoas necessitadas.

2) As Mães de Chico Xavier

As Mães de Chico Xavier (2011) conta a história de três mães que tiveram suas vidas transformadas pelo contato com Chico Xavier. O longa dirigido por Glauber Filho foi baseado em histórias reais e no livro Por trás do véu de Isis do jornalista Marcel Souto Maior.

3) Bezerra de Menezes: O Diário de um Espírito

Bezerra de Menezes: O Diário de um Espírito (2008), filme de Glauber Filho e Joe Pimentel, conta a história de Bezerra de Menezes, um personagem real do século XIX que ficou conhecido como o médico dos pobres. Era espírita confesso e defendia a aceitação da doutrina em um momento em que o espiritismo ainda enfrentava muito preconceito, associado à bruxaria e ritos pagãos.

Espiritismo

4) Além da Vida

Além da Vida (2010), filme dirigido por Clint Eastwood tem na trama central George, um operário com sensibilidade mediúnica que por traumas do passado dá as costas para o dom. Apesar de relutar contra o seu dom, ele acaba ajudando as pessoas a se conectarem com o mundo além da vida, se reconectando com sua mediunidade e tentando ficar em paz com o seu passado.

5) O Filme dos Espíritos

O Filme dos Espíritos (2011) é uma longa de Michel Dubret que se baseia no primeiro livro de Allan Kardec, O Livro dos Espíritos. A história gira em torno de Bruno, um homem à beira do suicídio que encontra O Livro dos Espíritos, uma descoberta que promove uma profunda mudança em sua vida.

6) Allan Kardec: O Educador

Allan Kardec: O Educador (2005), documentário de Edson Audi, conta a história do pai da doutrina espírita, Allan Kardec. Estudioso de aritmética, era um homem que não se deixava surpreender facilmente. Após alguns eventos que o intrigaram, passou a estudar a existência dos espíritos e de sua comunicação com o mundo dos vivos, o que registrou em livros que formam a base da doutrina até hoje.

Espiritismo

7) O Espiritismo: De Kardec aos Dias de Hoje

O Espiritismo: De Kardec aos Dias de Hoje (1995) é um misto de reconstrução histórica documental intercalada a entrevistas e depoimentos. Dirigido por Marcelo Taranto e narrado por Aracy Balabanian, traça uma breve história do espiritismo a partir da obra de Allan Kardec e apresenta os conceitos básicos da doutrina, as interpretações sobre vida, morte e reencarnação, o contato com os espíritos e o desenvolvimento da religião ao longo dos anos.

8) Nosso Lar

Nosso Lar (2010), filme de Wagner de Assis, se baseia nos depoimentos do espírito André Luis a Chico Xavier, que lhe contou sobre a existência da “Colônia Espiritual Nosso lar”. Segundo o espiritismo, existem outros planos fora da Terra, onde os espíritos vivem de maneira semelhante a quando estavam encarnados, sentindo fome, sono, frio e outras emoções.

9) Divaldo Franco: Humanista e Médium Espírita

Divaldo Franco: Humanista e Médium Espírita (2004), filme de Oceano Vieira de Melo, conta a trajetória de Divaldo Franco, importante médium brasileiro e palestrante espírita reconhecido mundialmente por sua dedicação à doutrina e às causas humanitárias. Franco tem centenas de livros publicados, alguns psicografados.

Espiritismo

10) E a Vida Continua

E a Vida Continua (2012) é inspirado no 13º livro ditado pelo espírito André Luis a Chico Xavier. O filme narra a história de duas pessoas enfrentando momentos de grande tristeza, que se conhecem por acaso e se tornam grandes amigos, amizade esta que será levada à outra dimensão após a morte de ambos. Eles enfrentarão muitas dificuldades, aprendizados e descobertas no além-vida, e verão como nada é obra do acaso.

11) Eurípedes Barsanulfo: Educador e Médium

Eurípedes Barsanulfo: Educador e Médium (2000) é um documentário que conta a vida, a influência, as obras e o legado do professor Eurípedes Barsanulfo (1880 – 1918), um importante médium e educador brasileiro. O pesquisador espírita Oceano Vieira de Melo reconstruiu a trajetória de Eurípedes a partir de depoimentos e material de arquivo.

12) O Pássaro Azul

O Pássaro Azul (1940) é um clássico do cinema norte-americano, dirigido por Walter Lang. É considerado como um dos filmes não produzidos dentro da doutrina que mais fielmente mostram conceitos do espiritismo. O filme se passa no mundo dos sonhos, em que duas crianças vão em busca do pássaro azul da felicidade, viajando pelo passado, presente e futuro, cruzando vários símbolos do espiritismo apresentados de maneira lúdica, sempre guiados e protegidos por Luz.

Espiritismo

13) A Viagem

A Viagem (2012) é um filme de ação dirigido por Lana Wachowski, Tom Tykwer e Andy Wachowski. Mesmo não sendo uma produção de caráter espírita propriamente, apresenta muitos conceitos da doutrina de maneira clara, como a reencarnação, a conexão entre os espíritos em várias encarnações e o efeito de ações do passado no momento presente, como reconheceu a Federação Espírita Brasileira.

14) Ghost: Do Outro Lado da Vida

Ghost: Do Outro Lado da Vida (1990) é um clássico ganhador de dois Oscars. Embora não tenha sido produzido no marco do espiritismo, também ilustra bem conceitos importantes da doutrina, como afinidade espiritual, contatos mediúnicos e perturbação espiritual após a morte. Foi dirigido por Jerry Zucker e conta a história do amor interrompido de Molly Jensen e Sam Wheat.

Fonte: Bauruzeira