Os 10 melhores filmes de faroeste do século 21

9 de Julho de 2013
Os 10 melhores filmes de faroeste do século 21

Cenas de tiroteio, roupas de couro e chapeis de cowboy. Há quem seja louco por filmes de western (ou faroeste, em bom português) e não perca um filme do gênero que seja lançado no cinema. Alguns faroestes evoluíram e saíram do tradicional território do sul dos Estados Unidos. Pensando nos amantes do gênero, o site JoBlo elegeu os 10 melhores filmes de faroeste do século 21. Confira:

1) A Proposta

A Proposta

A Proposta (2005), do diretor John Hillcoat, é um western sobre o começo do processo de colonização da Austrália. A história conta uma proposta feita pelo capitão do exercito a um criminoso capturado: matar seu irmão mais velho, um homem que aterroriza a região com uma série de crimes brutais e assim salvar a vida do irmão caçula. O elenco conta com Guy Pearce, Ray Winstone, John Hurt, David Wenham, Emily Watson e Danny Huston.

2) Onde os Fracos Não Têm Vez

Onde os Fracos Não Têm Vez

Onde os Fracos Não Têm Vez (2007), dirigido pelos irmãos Joel e Ethan Coen, é uma combinação de noir, mistério, suspense, horror e western. O filme é impulsionado por Tommy Lee Jones, Josh Brolin e Javier Bardem. A história gira em torno de um xerife, o fugitivo e o assassino, bem típico de filmes de faroeste.

3) Rango

Johnny Depp - Rango

Rango (2011), do diretor Gore Verbinski e estrelado por Johnny Depp é uma bela animação do tipo comédia faroeste, cheio de sequências de ação, um bandido covarde e um herói fenomenal. Além disso, o filme tem referências a Chinatown (1974) e Medo e Delírio (1998). A história conta como um camaleão de estimação, após uma crise de identidade, foge para Vila Poeira, um lugar sem lei, habitado pelas criaturas mais astutas e extravagantes do deserto.

4) Django Livre

Django Livre (2012) de Quentin Tarantino é um western dos mais sangrentos do cinema atual. O filme, que conta com o brilhante desempenho de Leonardo DiCaprio e do vencedor do Oscar Christoph Waltz, é considerado uma carta de amor ao gênero. Na história, um escravo fugitivo conta com a ajuda de um branco para resgatar sua esposa, que foi vendida para um senhor cruel.

5) Os Indomáveis

Os Indomáveis

Os Indomáveis (2007), dirigido por James Mangold, é um remake do filme homônimo de 1957. Estrelando Russell Crowe e Christian Bale, e demonstra um confronto entre o vilão e o mocinho. Este é um filme brutal, que introduz aqueles que não conhecem muitos westerns no gênero.

6) Bravura Indômita

Bravura Indômita

Escrito e dirigido pelos irmãos Coen, o western Bravura Indômita (2010) é estreado por Hailee Steinfeld, Matt Damon e Jeff Bridges. É um remake do filme de 1968, que conta a história de uma menina que paga um famoso oficial para capturar o assassino de seu pai. O filme é um clássico dos filmes de faroeste com direito a viagens de cavalo, tiroteios e muito sotaque de Indiana e Texas.

7) O Último Samurai

O Último Samurai

O Último Samurai (2003), dirigido por Edward Zwick, é outro western não comum. O filme conta a história de um veterano da guerra civil, interpretado por Tom Cruise, que ensina os guerreiros japoneses a maneira moderna de batalha ao mesmo tempo que aprende as velhas técnicas de guerra dos samurais. Filmes de samurai japoneses têm sido um paralelo e fonte de material para westerns tópicos como The Magnificent Seven.

8) O Segredo de Brokeback Mountain

O Segredo de Brokeback Mountain

Apesar de não ter as típicas cenas de tiroteio, O Segredo de Brokeback Mountain (2005) ainda é um filme de westerns, pois nem todos os filmes deste gênero são sobre heróis e vilões. O filme, dirigido por Ang Lee e estrelado por Heath Ledger e Jake Gyllenhaal, conta a complexa relação de dois jovens vaqueiros que trabalham juntos no pastoreio de ovelhas.

9) Desaparecidas

Desaparecidas

Desaparecidas (2003) é dirigido por Ron Howard e estrelado por Cate Blanchett e Tommy Lee Jones. A atmosfera enigmática deste filme faz com que ele seja confundido com um filme de terror no faroeste, mas é um suspense autêntico. Uma curiosidade: muitos atores utilizam a língua apache nas filmagens.

10) O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford

O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford

O filme de 2007, dirigido por Andrew Dominik virou o público com um título prolixo que fez soar como um drama chato: O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford. Apesar de não ser um filme cheio de ação, o assassinato é de fato um olhar brilhante. Casey Affleck é excelente como Robert Ford e Brad Pitt tem um desempenho discreto como o notório criminoso Jesse James.

Fonte: JoBlo