6 coisas que você precisa saber sobre O Cavaleiro Solitário

3 de Julho de 2013
6 coisas que você precisa saber sobre O Cavaleiro Solitário

Talvez você não saiba, mas o herói mascarado do filme O Cavaleiro Solitário é um dos personagens mais duradouros da história. Ele já apareceu no rádio, TV, cinema, histórias em quadrinhos, brinquedos e, até mesmo, em lancheiras de criança.

O auge do Cavaleiro Solitário foi há mais de 50 anos, então muitos nem conhecem o personagem. Agora, a Disney está prestes a lançar O Cavaleiro Solitário, filme estrelado por Johnny Depp e Armie Hammer que retrata o herói criado por George Trendle e Fran Striker em 1933. Confira uma lista com 6 coisas que você deve saber sobre este herói mascarado:

1) Ele é mais velho que o Superman

Isso mesmo. Em 2013 o Cavaleiro Solitário está comemorando seus 80 anos. Ele estreou em janeiro de 1933, enquanto que o Superman foi lançado apenas em 1938. As histórias foram um sucesso no rádio. O programa teve 2.500 episódios antes de sair do ar em 1956.

Quando criou o personagem a ideia de Trendle era usar o charme cowboy misturado com um pouco de Zorro e Robin Hood. Desde o início o Cavaleiro Solitário deveria ser um herói saudável, que não bebe ou fuma e não usa a violência de forma imprudente. Ele deveria ser um modelo a seguir.

Na história original, seis Texas Rangers estavam perseguindo o notório criminoso Butch Cavendish quando são emboscados por ele e sua gangue. Todos morrem, exceto John Reid, o irmão mais novo do Capitão Dan Reid. Tonto, um índio Potawatomi, encontra os corpos e salva John, que se torna o Cavaleiro Solitário. Tonto e John se unem para capturar Cavendish e perseguir criminosos em todo o Sudoeste. As marcar originais do herói já estavam lá: a máscara e a música de abertura “Hi-yo Silver” que você pode conferir no vídeo abaixo:

2) Foi o primeiro Western produzido para a televisão

Em 1949, a história que havia feito sucesso no rádio deu um salto para a TV. O Cavaleiro Solitário tornou-se o primeiro Western produzido exclusivamente para a televisão em uma versão icônica, com Clayton Moore como John Reid e Jay Silverheels como Tonto.

O show foi um enorme sucesso, o maior espetáculo da rede ABC. A primeira temporada teve 78 episódios que raramente eram em sequência. A segunda e a terceira temporada tiveram 52 episódios cada. A última teve apenas 39 episódios.

Em 1954, Jack Wrather, magnata do petróleo e produtor de TV, comprou os direitos sobre o Cavaleiro Solitário. Em 1957, ele cancelou a série de TV na esperança de transformar o herói em uma franquia de filmes de sucesso: produziu The Lone Ranger (no Brasil, Justiceiro Mascarado) em 1956 e The Lone Ranger and the Lost City of Gold (Zorro e o Ouro do Cacique) em 1958.

3) Balas de prata e Hi-yo Silver

Cinto de heróis sempre são legais. Pois no cinto do Cavaleiro Solitário há balas de prata (e não é para matar vampiros). As explicações são variadas: uma delas diz que a família Reid tinha uma mina do metal precioso em sua propriedade e o Cavaleiro Solitário usa as balas feitas de prata para lembrar o seu clã. Outra versão diz que é para o herói lembrar de como a vida é valiosa e ser cauteloso antes de atirar em alguém.

Hi-yo Silver, a música tema do Cavaleiro Solitário, era uma forma de anunciar aos ouvintes do rádio que o herói estava prestes a montar Silver, seu cavalo selvagem, quando as histórias eram narradas.

4) Armie Hammer é tio-avô de Seth Rogen (na ficção)

Em 1936, Trendle e Striker criaram outro herói: O Besouro Verde, uma versão moderna de combatente do crime mascarado que contava com toda a sorte de itens tecnológicos. A verdadeira identidade do Besouro Verde era Britt Reid. O parentesco era o seguinte: Britt Reid é filho de Dan Reid (Júnior), que é sobrinho de John Reid. Isso torna o Cavaleiro Solitário tio-avô do Besouro Verde. Essa relação de parentesco marca uma das primeiras tentativas de um criador tentar compartilhar um universo entre a Marvel e a DC Comics. Quer outra relação parental maluca? O diretor James Lipton interpretou Dan Reid (Júnior) no rádio quando era criança, o que o torna pai de Rogen e sobrinho de Hammer.

5) “Kemosabe” é uma palavra inventada.

Os criadores da série nunca revelaram de onde veio e o que significa Kemosabe e muitos fãs discutem sua origem. A revista Slate levantou algumas teorias em um de seus artigos: uma diz que a expressão surgiu de um menino chamado Ke Mo Sah Bee, outra diz que se trata de uma brincadeira com a frase em espanhol “¿Quién sabe?”. Striker diz que significa “bom amigo” ou “olheiro fiel”, o que acabou ficando como interpretação oficial.

6) Ele não fez sucesso nos últimos 50 anos

Desde que o programa de TV parou de produzir novos episódios em 1956, Hollywood tentou reviver o personagem sem muito sucesso. Em 1961, a CBS lançou um piloto para outra série de TV, chamado Return of the Lone Ranger, estrelado por Tex Hill. Em 1981, foi lançado o filme The Legend of the Lone Ranger, considerado um fracasso: custou US$ 18 milhões de orçamento, mas arrecadou apenas US$ 12 milhões. Em 2003 a Warner Bros lançou um telefilme de duas horas com Chad Michael Murray no papel principal, mas o filme não empolgou e o projeto foi cancelado.

O Cavaleiro Solitário será lançado no Brasil em 12 de julho de 2013.

Fonte: The Hollywood Reporter