Portal de cinema

 
Filmes iniciados por:
# A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
 
::.. SUPERMAN - O RETORNO ..::
::.. Sinopse ..::
Anos após um súbito desaparecimento, o Superman retorna à Terra. Porém a realidade do planeta mudou bastante desde sua última visita. Será que o mundo ainda precisa do seu heroísmo?
::.. Ficha Técnica ..::
Título Original: Superman Returns.
Origem:
Estados Unidos, 2006.
Direção:
Bryan Singer.
Roteiro:
Michael Dougherty e Dan Harris, baseado em estória de Bryan Singer, Michael Dougherty e Dan Harris e nos personagens criados por Jerry Siegel e Joe Shuster.
Produção:
Gilbert Adler, Jon Peters e Bryan Singer.
Fotografia:
Newton Thomas Sigel.
Edição:
Elliot Graham e John Ottman.
Música:
John Ottman.
::.. Elenco ..::
Brandon Routh, Kate Bosworth, Kevin Spacey, James Marsden, Parker Posey, Frank Langella, Sam Huntington, Eva Marie Saint, Kal Penn, David Fabrizio, Tristan Lake Leabu, Ian Roberts, Vincent Stone, Jack Larson, Noel Neill, James Karen, Stephan Bender, Peta Wilson, Jeff Truman, Barbara Angell, Ian Bliss, Ansuya Nathan, Warwick Young, Richard Branson, Bradd Buckley, Bill Young, David Webb, Patricia Howson, Tom Stewart, Mirren Lee, Steve Ostrow, Raelee Hill, Lee James, Michael Duggan, Hank Roberts, Karina Bracken, Frederique Fouche, Julian Pulvermacher, Rebecca Barratt, Ted Maynard, Keegan Joyce, Ed Wightman, Prue Lewarne, Paul Shedlowich, Barry Quin, Francine Bell, Penelope Heath, Genevieve Davis, Robert Meyer Burnett, Terrell Dixon, John Lucantonio, Rob Flanagan, Darin Rossi, Kevin Fisher, Phillip Henry, Henry Browne, Andrew Cole, Darren K. Hawkins e Jennifer Sciole.
::.. Site Oficial ..::
http://wwws.br.warnerbros.com/supermanreturns
::.. Premiações ..::
Indicado ao Oscar de Melhores Efeitos Especiais.

Indicado ao BAFTA de Melhores Efeitos Especiais.

Indicado ao Framboesa de Ouro de Pior Atriz Coadjuvante (Kate Bosworth).
::.. Saiba mais ..::
Quinto filme do personagem Superman. Os demais foram Superman - O Filme (1978), Superman 2 (1980), Superman 3 (1983) e Superman 4 (1987).

O orçamento de Superman - O Retorno foi de US$ 270 milhões e o filme arrecadou US$ 391 milhões nas bilheterias.
::.. Trailer ..::
::.. Crítica ..::
Superman é um extra-terrestre. Apenas esse fato já o diferencia dos demais super-heróis. Seus poderes não foram adquiridos em algum tipo de explosão nuclear ou radioatividade. Ele é assim e ser uma pessoa normal é o seu disfarce.

Da mesma maneira que ele é diferente, diferente é também sua representação diante do público. Aquele que talvez seja o super-herói mais conhecido de todos, traz consigo uma simbologia de poderio que pode ser associada, satisfatoriamente, a ideologia política norte-americana ou ainda ao Deus católico. Ambas polêmicas. Ambas cabíveis.

Na década de 70 Superman foi o primeiro super-herói a convencer nas telas do cinema. Com um roteiro primoroso, conduzido pelo já falecido Mário Puzzo, mesmo autor de O Poderoso Chefão, Superman – O Filme contou ainda com o carisma de Christopher Reeve e a pequena, porém inesquecível, participação de Marlon Brando como o pai do homem de aço.

Pois bem, tanto tempo depois, já não há mais a Guerra Fria e não há mais o Vietnã e, enquanto ele esteve fora, as Torres Gêmeas foram abaixo. No mundo globalizado de hoje, não basta Superman estar em todo canto dos EUA, ele precisa estar em Paris, na África, precisa viajar na mesma velocidade em que viaja a informação. É claro, as guerras continuaram, as pessoas continuam necessitadas de um Deus e os EUA ainda é o país mais poderoso do mundo. Mas o maior desafio do mundo para um super-homem hoje talvez sejam seus próprios problemas.

Sua família, seus sentimentos, os segredos que precisam ser ocultados em certas ocasiões e os diferentes disfarces que a vida nos impõem. Diferente dos demais, onde a auto-afirmação de força era o ponto-chave, o foco passa a ser o amor de Clark Kent por Lois Lane que, tantos anos depois, aprendeu a se virar sem Superman. Em tempos de big brother, olhar através das paredes parece ter perdido um pouco do seu encanto e sem o medo constante de uma bomba atômica a kryptonita pode parecer algo fake demais para o gosto adolescente.

A nova produção não agrega nada significativo à história de Superman. Pelo contrário, apenas ressalta a imponência do primeiro filme, já esquecido pelas novas gerações. Os pontos-chave da história estão justamente em cima de falas de Kar-El, criadas por Mario Puzzo e exibidas no áudio original de Marlon Brando. A trilha sonora é a mesma inconfundível criada por John Williams e até os créditos iniciais são “fiéis” ao Superman original. Brandon Routh não compromete em sua atuação. Mas fica aquém de Christopher Reeve (a quem, aliás, o filme é dedicado nos créditos finais).

Essa releitura, ou retorno, parece servir apenas para reativar uma franquia muito lucrativa chamada Superman, em tempo onde homens-aranha, quartetos fantásticos, mulheres-gato e batmans dominam o imaginário adolescente e os recordes de bilheteria e venda de DVD. Seu mérito maior está no fato da nova produção não negar o seu passado e apresentar a quem não viveu àquela época aquele que é considerado por muitos o maior super-herói de todos os tempos.

Robbie Williams, em seu recente álbum “Intensive Care”, apresenta uma música chamada “advertising spaces”, abordando a maneira como até a morte é tratada como um comércio e cita Marlon Brando como exemplo de alguém que foi vitimado dessa circunstância. Superman – O Retorno destoa da maioria das releituras justamente por tratar com respeito àqueles que o ajudaram a se tornar o mito que é.

Não há intenção de substituir quem quer seja, apenas aproximar de um novo público (que tinha como Superman apenas as impressões do seriado Smallville) uma figura que um dia foi símbolo de uma nação que, através dele, acreditou que muita coisa impossível poderia se tornar realidade.

Porque o mundo precisa do Superman? Porque enquanto ele estiver sempre por aí o imaginário popular se encarregará de fazer com que, pelos menos por alguns instantes, a realidade dê lugar à fantasia. Alguma semelhança com alguma religião? Bem, essa já outra história

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Wikerson Landim - wikerson@portaldecinema.com.br
::.. Confira também ..::
superman 3
Superman 3
[DVD]
superman - a humanidade em perigo
Superman - A Humanidade em Perigo [DVD]
a morte do superman
A Morte do Superman
[DVD]

superman o retorno
Superman - O Retorno
[DVD]
::.. Comentários ..::
Sem comentários ainda. Seja o primeiro.
::.. O que você achou deste filme? Comente! ..::
Nome:  
Sua nota:
Comentário: