Portal de cinema

 
Filmes iniciados por:
# A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
 
::.. HOMEM DE FERRO ..::
::.. Sinopse ..::
Após ser sequestrado para construir uma arma devastadora, um bilionário inventor constrói uma armadura que permite que fuja de seu cativeiro.
::.. Ficha Técnica ..::
Título Original: Iron Man.
Origem: Estados Unidos, 2008.
Direção: Jon Favreau.
Roteiro: Art Marcum, Matt Holloway, Mark Fergus e Hawk Otsby, baseado em personagens criados por Stan Lee, Don Heck, Jack Kirby e Larry Lieber.
Produção: Avi Arad e Kevin Feige.
Fotografia: Matthew Libatique.
Edição: Dan Lebental.
Música: Ramin Djawadi.
::.. Elenco ..::
Robert Downey Jr, Terrence Howard, Jeff Bridges, Gwyneth Paltrow, Leslie Bibb, Shaun Toub, Faran Tahir, Sayed Badreya, Bill Smitrovich, Clark Gregg, Tim Guinee, Will Lyman, Marco Khan, Kevin Foster, Garrett Noel, Eileen Weisinger, Ahmed Ahmed, Fahim Fazli, Tom Morello, Gerard Sanders, Tim Rigby, Russell Richardson, Jon Favreau, Nazanin Boniadi, Thomas Craig Plumer, Robert Berkman, Stacy Stas, Lauren Scyphers, Frank Nyi, Marvin Jordan, Jim Cramer, Reid Harper, Summer Kylie Remington, Ava Rose Williams, Vladimir Kubr, Callie Croughwell, Donna Evans, Javan Tahir, Sahar Bibiyan, Patrick O'Connell, Adam Harrington, Meera Simhan, Ben Newmark, Ricki Noel Lander, Jeannine Kaspar, Sarah Cahill, Stan Lee, Peter Billingsley, Justin Rex, Zorianna Kit, Lana Kinnear, Nicole Lindeblad, Masha Lund, Gabrielle Tuite, Tim Griffin, Joshua Harto, Micah A. Hauptman, James Bethea, Daston Kalili e Ido Ezra.
::.. Site Oficial ..::
http://www.homemdeferro.com.br
::.. Premiações ..::
MTV Movie Awards de Melhor Filme do Verão.

Indicado ao Oscar de Melhor Edição de Som.
Indicado ao Oscar de Melhores Efeitos Especiais.

Indicado ao BAFTA de Melhores Efeitos Especiais.
::.. Saiba mais ..::
-.
::.. Crítica ..::

Quando Hollywood redescobriu na década de 90 que os super-heróis dos quadrinhos poderiam ser uma mina de ouro, rendendo bilheterias astronômicas, abrindo intermináveis franquias e gerando uma série de outros produtos o olho da maioria dos produtores cresceu. Na ânsia por colocar a cada novo verão a aventura de um herói diferente na tela grande, poucos decidiram seguir pelo caminho da qualidade. Assim, tivemos uma enxurrada de títulos medíocres e continuações que se mostraram cada vez mais fracas. Mulher-Gato, Homem-Aranha 3 e Superman - O Retorno são alguns exemplos. No entanto houve uma exceção: Batman.

Quando Batman Begins estreou em 2005, além do sucesso de bilheteria, uma série de críticas positivas e alegria dos fãs por ver o homem-morcego voltar às suas origens, serviram para ressuscitar definitivamente o herói que Joel Schumacher havia ajudado a enterrar. Mas o que o Batman tem a ver com o Homem de Ferro? Muito.

Assim como Bruce Wayne, Tony Starks também é um multi-milionário. Assim como Batman, Homem de Ferro não tem superpoderes especiais. Ele é um homem “comum”, assim como eu e você, dotado de inteligência e principalmente, muito dinheiro para inventar o que quiser. Batman encontrou na defesa da população de Gothan City uma maneira de extravasar o seu ódio contido pela morte de seus pais. Homem de Ferro encontrou em sua armadura uma maneira de continuar vivendo, ainda que aprisionado para sempre a ela, mas fazendo disso uma maneira de reparar os seus erros pela produção e comercialização de armas para todos os cantos do planeta.

Além das motivações serem similares, há mais uma característica fundamental para o sucesso de Homem de Ferro (na primeira semana de exibição o filme faturou nada menos de U$ 200 milhões em todo o mundo): ambas as produções são excelentes.

Sim, Homem de Ferro vai muito além de ser apenas mero entretenimento. Por trás do desfile de efeitos especiais (de altíssimo nível, por sinal, sem exageros) há uma forte crítica à indústria bélica norte-americana e o conseqüente mau comportamento dos seus empresários que não pensam duas vezes em iniciar uma guerra desde que isso garanta bons lucros. Tony Starks (Robert Downey Jr.) é um dos líderes desta indústria e, após ser seqüestrado no Iraque e quase perder a vida, constrói uma armadura, com uma tecnologia nunca antes utilizada, para fugir do local. Boa vida e irresponsável, Starks acaba se tornando vítima de suas próprias invenções e é o confronto com essa realidade que o fazem refletir e decidir adotar uma nova atitude.

Longe de cenas de ação tendo como pano de fundo a bandeira norte-americana, Homem de Ferro opta por mostrar os bastidores, o lado mais corrupto das entranhas do poder e se sai muito bem. Isso sem deixar de lado o bom humor (a interação de John com suas invenções é muito divertida e simpática). Robert Downey Jr. está muito bem no papel principal e mostra que soube aproveitar a grande chance de voltar aos holofotes, depois de envolver com drogas e ser preso, no ano de 2000. Desde Chaplin, filme que lhe rendeu uma indicação ao Oscar em 1992, sua carreira enfrentou altos e baixos, mas até então ele não havia tido um palco tão caro (o orçamento do filme foi de U$ 80 milhões) para mostrar o seu talento.

Outro que merece destaque por sua atuação é Jeff Bridges (O Suspeito da Rua Arlington, A Musa). Sua atuação é o contraponto exato para o estilo de vida de Starks e, como vilão, seu personagem representa de maneira natural a figura de um verdadeiro traficante internacional, o líder influente corrupto e sem escrúpulos que busca a dominação mundial (aqui, nenhuma novidade). AC DC e muito rock n’ roll de qualidade completam a sinfonia do Homem de Ferro (assina a trilha Ramin Djawadi, de Pergunte ao Pó e Instinto Secreto). Além da trilha estar presente no dia a dia de Tony Starks em alguns momentos os acordes se confundem com o som metálico e pesado do Homem de Ferro, mostrando além de bom gosto na escolha, um excelente complemento à trama.

Grande parte desse sucesso pode ser creditada a criação da Marvel Studios. Agora é a própria editora dos quadrinhos quem produz os filmes com seus super-heróis, o que nos leva a crer que, com menos pressão dos grandes estúdios, poderemos ter roteiros mais próximos às origens dos personagens dos gibis, sem tantas concessões à produtores que não pensariam duas vezes em descaracterizar a história em nome do lucro.

Enfim, depois de tanto tempo para chegar às telas, Homem de Ferro marca a abertura da temporada 2008 de blockbusters, com uma produção de qualidade, que deve dar início a uma nova franquia de sucesso. Com certeza, vale a pena conferir. E se você for ao cinema, aguarde um pouco mais antes de ir embora. Há uma pequena surpresa, um cena bônus, após a exibição dos créditos finais

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Wikerson Landim - wikerson@portaldecinema.com.br
::.. Opinião do leitor ..::

Feliz a comparação entre Homem de Ferro e Batman, dois heróis muito similares de editoras rivais que possuem muito mais semelhanças, como seu ego enorme, o fato que acham que conseguem mudar o mundo sozinhos e não confiam em ninguém, principalmente em quem tem superpoderes. Garrincha - Florianópolis-SC.

::.. Confira também ..::
homem de ferro
Homem de Ferro
[Blu-Ray]
homem de ferro
Homem de Ferro
[DVD]
homem de ferro
Homem de Ferro
[2 DVD]

homem de ferro + transformers
Homem de Ferro + Transformers [DVD]