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::.. ANJOS E DEMÔNIOS ..::
::.. Sinopse ..::
Quando o professor Langdon descobre evidências do ressurgimento de uma irmandade secreta milenar conhecida como Illuminati, ele enfrenta uma ameaça fatal à existência da Igreja Católica. Com o objetivo de destruir o Vaticano, os Illuminatis colocaram uma bomba sob a cidade e Langdon, junto a Vittoria Vetra, uma bela e misteriosa cientista italiana, embarca em uma caçada sem trégua percorrendo uma trilha de 400 anos de existência e símbolos milenares que representam a única esperança de sobrevivência do Vaticano.
::.. Ficha Técnica ..::
Título Original: Angels & Demons.
Origem:
Estados Unidos, 2009.
Direção:
Ron Howard.
Roteiro:
David Koepp e Akiva Goldsman, baseado em livro de Dan Brown.
Produção:
John Calley e Brian Grazer.
Fotografia:
Salvatore Totino.
Edição:
Daniel P. Hanley e Mike Hill.
Música:
Hans Zimmer.
::.. Elenco ..::
Tom Hanks, Ewan McGregor, Ayelet Zurer, Stellan Skarsgård, Pierfrancesco Favino, Nikolaj Lie Kaas, Armin Mueller-Stahl, Thure Lindhardt, David Pasquesi, Cosimo Fusco, Victor Alfieri, Franklin Amobi, Curt Lowens, Bob Yerkes, Marc Fiorini, Carmen Argenziano, Howard Mungo, Rance Howard, Steve Franken, Gino Conforti, Elya Baskin, Richard Rosetti, Silvano Marchetto, Thomas Morris, Jonas Fisch, August Fredrik, Ben Bela Böhm, Paul Schmitz, Jeffrey Boehm, Xavier J. Nathan, Steve Kehela, Ursula Brooks, Rashmi, Yan Cui, Fritz Michel, Maria Cristina Heller, Pascal Petardi, Yesenia Adame, Kristof Konrad, Masasa Moyo, Ed Francis Martin, Cheryl Howard, Endre Hules, Norbert Weisser, Shelby Zemanek, Vanna Salviati, Raffi Di Blasio, Todd Schneider, Roberto Donati, Rocco Passafaro, Emanuele Secci, Anna Katarina, James Ritz e Felipe Torres Urso.
::.. Site Oficial ..::
http://www.angelsanddemons.com/
::.. Premiações ..::
-
::.. Saiba mais ..::
Segundo filme em que aparece o personagem Robert Langdon. O anterior foi O Código Da Vinci (2006).

Embora os acontecimentos do livro Anjos & Demônios se passem antes de O Código Da Vinci, o filme foi escrito como se os eventos se passassem após o filme anterior.
::.. Crítica ..::

De tempos em tempos, a literatura se vê invadida por certos fenômenos. A maioria deles é breve e passageira. Alguns poucos marcam seu nome por toda a história. Mas, indubitavelmente, eternos ou efêmeros, todos deixam suas marcas e acabam, de certa forma, influenciando, bem ou mal futuras gerações.

J. K. Rowling e Dan Brown são dois exemplos recentes. Enquanto a primeira fez fortuna e fama com o bruxinho Harry Potter, chegando mesmo a ser mais conhecida ou mais influente, que a rainha do seu próprio país, o segundo conquistou, às custas de muita polêmica, a posição de um dos autores mais vendidos do novo século com o seu O Código Da Vinci (só este já vendeu mais de 40 milhões de exemplares).

Mas qual o segredo de fenômenos como esse? Pelo menos na literatura de Dan Brown, duas características chamam a atenção. Em primeiro lugar, obviamente, a polêmica. Envolver uma instituição “sagrada” como a Igreja Católica, em crimes, negociatas, seitas misteriosas e ocultação de verdades absolutas são coisas que, por si só, já geram mídia espontânea. E como se não bastasse tudo isso, o tom documental da narrativa, com seu personagem principal Robert Langdon apresentando provas e mais provas de que aquilo que diz e contradiz os dogmas seculares são a mais pura verdade, completam o quadro da curiosidade de céticos e fiéis de plantão.

No entanto, existe um segundo item que merece tanta importância quanto o anterior e, talvez, seja um dos principais responsáveis pelo filme funcionar tão bem no cinema. O seu ritmo. Escrito numa linguagem quase que visual, em capítulos curtos e cheios de “deixas” e/ou pistas, sua adaptação para o cinema se dá de maneira praticamente intuitiva. É o ritmo acelerado, que prende o leitor e o deixa curioso ao final de cada capítulo, que também faz com que sua versão cinematográfica apresente um ritmo intenso e repleto de pontos de virada que colocam a história em um novo rumo a cada momento.

Em Anjos & Demônios, Tom Hanks mais uma vez assume o papel do simbologista Robert Langdon. Agora sua aventura se passa na cidade do Vaticano. Em meio à capelas e igrejas ele e a cientista Vittoria Vetra (Ayelet Zurer) precisam localizar um artefato roubado, capaz de destruir toda a cidade numa explosão quântica. A suspeita recai sobre os Illuminati, grupo supostamente fundado por Galileo Galilei numa reação dos iluministas contra as perseguições da Igreja Católica.

Embora a “trama histórica” seja fundamental no filme, se ater a ela ou ficar procurando explicações para os fatos apresentados se são verdadeiros ou não é o maior erro que o espectador pode cometer. Se encarado como uma obra ficcional (que é o que realmente é), sem dúvida é possível se divertir e assistir a uma aventura bem produzida, mas extremamente óbvio do ponto de vista de sua direção.

Aliás, aqui vale a ressalva. É impressionante como Ron Howard tem um dom para fazer filmes “perfeitinhos”, sem nem um pouco da sua personalidade. O diretor, que esteve à frente de filmes como Uma Mente Brilhante, mais uma vez recai na falta de iniciativa e se contenta em fazer o feijão-com-arroz, mesmo tendo recursos e atores talentosos para arriscar alguma coisa mais pessoal.

Com menos alarde do que seu antecessor, O Código Da Vinci, Anjos & Demônios deve fazer sua parte nas bilheterias, trazendo bons lucros para os seus produtores e preparando o terreno para as próximas adaptações. Mas para o espectador ficará aquela sensação de que poderia ser feito algo melhor ou com mais personalidade. Afinal, um pouco de ousadia não faz mal a ninguém.

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Wikerson Landim - wikerson@portaldecinema.com.br
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